redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 08 de janeiro de 2024.

Professor da REME da escola Professora Adair de Oliveira, no bairro Piratininga, lança livro à noite

Por Gilson Giordano em 05/09/2017 às 08:48

Professor da REME lança livro de “causos e histórias” hoje à noite no auditório da Semed (Foto: divulgação)

O professor Leonardo Vieira, da Escola da Rede Municipal de Ensino Professora Adair de Oliveira, localizada, na Rua Dona Carlota, na Vila Ipiranga, no bairro Piratininga, na região do Anhanduizinho, lançara às 19h dessa terça-feira (5), o livro intitulado Ibirocai.

A solenidade de lançamento do livro acontecerá às 19h, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). De acordo com o professor escritor o livro propõe um passeio pelas ruas e avenidas da Capital, desvendando informações que se instauraram durante o tempo.

O livro tem o enfoque contribuir com a preservação e difusão cultural em conjunto com a figura do professor, principalmente ao professor de arte, que almeja levar um pouco de Campo Grande à sala de aula.

De forma lúdica o livro propõe entregar uma linguagem lúdica. Os contos dialogam com o imaginário da cidade e trazem histórias que permeiam a vida do Campo-grandense.  A obra foi elaborada com o intuito de valorizar a própria cultura de Campo Grande.

A temática do livro rodeia a cultura dos povos que vieram como os índios, paraguaios, japoneses, árabes mineiros, português e outros. São contados histórias, mitos, causos ou lendas, amorosas e mirabolantes.

Durante o evento de lançamento do livro Ibirocai, haverá ainda uma orquestra, além de outras “contações de histórias” apresentação de taiko, um tipo de apresentação de dança japonesa com tambores. Também, na oportunidade do evento, serão sorteados vários livros aos visitantes, além de um quadro de uma obra de arte exclusiva e vários posters com a temática do livro.

Ibirocai

Ibirocai vem da língua guarani e significa “águas que rolam”; das águas que pela expressão popular “não movem mais moinhos”, mas abrem caminhos para novos tempos; de outrora, hoje e amanhã; da vida que anseia mudança; da herança, cultura e tradição; da modernidade e da evolução.

A edição do livro teve incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semic).

No 1º número, foram editados seis mil exemplares do referido livro, que foram distribuídos em todas as Escolas da Rede Municipal de Educação (REME).

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões